ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
PORTA DE ENTRADA PARA UM MUNDO DE APRENDIZADO, NOVAS DESCOBERTAS E VALORES
O Ensino Fundamental Anos iniciais atende a faixa etária de 6 a 10 anos, com 5 anos de duração, conforme legislação vigente (Lei Federal nº 11.274/2006). A proposta pedagógica é oferecer à criança um ensino aprendizagem de excelência, humanizado e de formação integral do ser/criança na fase de alfabetização e letramento.
Baseia-se na concepção sócio-construtivista de ensino e aprendizagem e do sujeito aprendiz, buscando relações educativas efetivas, a partir da compatibilidade dos objetivos, conteúdos e projetos compartilhados por professores e alunos.
Propõe-se a desenvolver a capacidade de aprender, tendo como base o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo e a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que a sociedade se sustenta. Baliza suas ações pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelos PCN, acompanhando as pesquisas referentes ao processo de desenvolvimento humano e da construção do conhecimento, para enriquecer as práticas de sala de aula e preservar a autonomia de sua configuração específica.
No Ensino Fundamental Anos iniciais promovemos a socialização, o saber, à ciência, as técnicas, as artes e, temos como propósito, resgatar os valores humanísticos e dar condições para que o aluno desenvolva suas potencialidades e alcance a sua autorrealização como pessoa e como cidadão. (Ser pensante)
O objetivo é proporcionar ao educando, através de experiências curriculares adequadas a cada faixa etária, a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades e a preparação para o exercício da cidadania.
Busca-se a formação de uma consciência social crítica, sólida e democrática, respeitando-se as particularidades do educando e seu estágio de desenvolvimento. Aqui, o educando, gradativamente, amplia e recria suas experiências e suas articulações com o saber; desenvolve o raciocínio, o respeito mútuo, a solidariedade, a responsabilidade, o espírito crítico e o amor aos estudos.
MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Atende a faixa etária de 10 a 14 anos, com 4 anos de duração, conforme legislação vigente (Lei Federal nº 11.114/2005). É oferecido em regime seriado, do ano inicial (sexto ano) ao 9º ano, enfatizando o desenvolvimento integral dos educandos.
Baseia-se na concepção sócio-construtivista de ensino e aprendizagem e do sujeito aprendiz, buscando relações educativas efetivas, a partir da compatibilidade dos objetivos, conteúdos e projetos compartilhados por professores e alunos.
Propõe-se a desenvolver a capacidade de aprender, tendo como base a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que a sociedade se sustenta. Baliza suas ações pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e pelos PCNs, acompanhando as pesquisas referentes ao processo de desenvolvimento humano e da construção do conhecimento, para enriquecer as práticas de sala de aula e preservar a autonomia de sua configuração específica.
O Instituto Padre Machado, está sempre em busca de tornar o educando um protagonista da sua própria aprendizagem, por isso trabalha com a proposta dos Projetos Interdisciplinares. Objetivamos desenvolver, a cada etapa, pesquisas e estudos de temas atuais com foco no desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades e competências. Este projeto permite uma avaliação periódica de desempenho e oportuniza as intervenções pedagógicas necessárias na busca da formação de jovens capazes de resolverem os problemas reais.
MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
ENSINO MÉDIO
Oferecido em regime seriado, organizado em 3 anos, prepara o aluno para a complexidade da vida em sociedade e o mundo do trabalho, podendo encaminhá-lo para os cursos de universidades, faculdades e outros. O Projeto Scientie é o responsável por promover uma série de visitas técnicas, oficinas e workshops, aulões e palestras com profissionais de perfis e atividades variadas, enfatizando o ingresso na vida universitária.
Assim, o IPEM – Instituto Padre Machado propõe um Ensino Médio baseado no desenvolvimento de competências e habilidades que tornam o educando apto a dar respostas aos desafios contemporâneos da vida e do mercado de trabalho.
MATRIZ CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO