top of page

INSTITUTO PADRE MACHADO

Quem somos?

Somos uma escola  centenária que trabalha constantemente na busca de projetos inovadores que acelerem o aprendizado de nossos alunos, os auxiliem na fixação dos conteúdos e na produção de conhecimento.

Somos uma escola confessional católica que trabalha com foco na formação humana e cristã de nossos alunos, preparando-os para dar boas respostas aos problemas atuais de um mundo em constante transformação.

O IPEM – Instituto Padre Machado foi fundado em 25 de janeiro de 1921 pelo professor Antônio de Lara Resende, em São João Del Rei, Minas Gerais.

Antônio Lara Resende tomou como referência e inspiração o modelo do Colégio do Caraça, onde estudou. Com apenas oito alunos, o professor deu início ao seu sonho usando a própria casa como espaço para o colégio.

Quem foi Padre Machado?

O nome do Instituto foi escolhido em homenagem ao famoso educador Padre Antônio da Costa Machado que, no século XIX, dirigiu colégios em Congonhas do Campo, São João Del Rei e Petrópolis.

Nascido em São João Del Rei, em 1837, Padre Machado foi um dos oradores sacros de maior renome do Brasil. Quando sua fama chegou ao Rio de Janeiro, D. Pedro II, que tinha a rara qualidade de conhecer bem os homens, convidou-o várias vezes para ser o bispo da capital brasileira na época.

 

O sacerdote recusou o convite, alegando já ter realizado seu maior desejo: ser pastor de ovelhas em sua cidade natal. Ele faleceu em 1884, como vigário, aos 50 anos de idade e mais de 20 de sacerdócio.

Figuras de destaque da política e do meio acadêmico de Minas Gerais passaram pelos colégios dirigidos por Pe. Antônio da Costa Machado, são elas Afonso Arinos, Afrânio de Melo Franco, Gastão da Cunha, entre outras personalidades de renome.

bottom of page