AUTONOMIA E VALORES CRISTÃOS, LIÇÕES DE UMA PEDAGOGIA BARNABITA
Educar o homem para a autonomia. Com esse pensamento, a pedagogia Barnabita acredita que o papel do educador é o de um mediador da aprendizagem, na qual o protagonista desse processo é o educando. O educador não deve ser aquele que constrói conhecimento, mas, sim, aquele que estimula o aluno a investigação, a resolver os problemas, a compreender a necessidade de cultivar as virtudes.
Outra característica do educador Barnabita, além do olhar cristão e do bom exemplo, é o cuidado, pois somos chamados a exercer a autoridade moral sobre os jovens, que, na compreensão do Padre Alessandro Teppa nada mais é que o poder de encantar (termo usado décadas depois por Paulo Freire) os jovens a procurar o bem viver.
Tornar cada vez mais a escola um lugar acolhedor, em que todos se sintam respeitados, amados e não como número. Essa é a marca da educação Barnabita no Brasil . Um grande diferencial do nosso fazer pedagógico, que se traduz numa educação ministrada com firmeza, seriedade, dignidade e doçura.
E é essa espiritualidade que direciona e impulsiona nossas práticas pedagógicas, nossa forma de enxergar o ser humano nas suas várias dimensões, na nossa missão evangelizadora.
A Escola Católica Barnabita, no Brasil, é chamada a por em prática a Pedagogia de Jesus Mestre e realizar sua transformação, apontando para a conversão pastoral, de mera conservação, para um pastoral decididamente missionária.
É neste sentido que a Escola Católica Barnabita deve deixar de ser uma escola com pastoral, ou seja, que se define como católica somente por atividades religiosas e litúrgicas isoladas e pontuais, para ser uma escola missionária e verdadeiramente em pastoral.
REDE BARNABITA DE ENSINO
IPEM, uma escola em rede
Na tarefa de procurar caminhos para melhor educar e ensinar o IPEM não está sozinho. A instituição de ensino faz parte de uma cadeia de escolas mantidas pelos Religiosos Barnabitas, a Rede Barnabita de Ensino, criada para levar a todas as escolas da rede a melhoria constante dos processos educativos por meio de projetos conjuntos e troca de experiências.
A ideia é somar esforços na busca da excelência profissional e pedagógica. Isso, sem perder de vista a identidade original de cada escola, refletindo sobre os fundamentos filosóficos da educação e o carisma dos barnabitas, segundo o seu fundador, Santo Antonio Maria Zaccaria.
SANTO ANTONIO MARIA ZACCARIA, O SANTO REFORMADOR DA FÉ
Padroeiro do IPEM – Instituto Padre Machado, Santo Antônio Maria Zaccaria (1502 – 1539) é o fundador da Ordem dos Irmãos e Padres Barnabitas e da Congregação das Irmãs Angélicas.
O santo nasceu em Cremona , na Itália em 1502. Formado em medicina, o jovem Santo Antônio Maria Zaccaria acabou se tornando também sacerdote. Segundo ele, o seu propósito era cuidar do homem de forma integral, tratando dos males do corpo e do espírito. Sua espiritualidade tinha como modelo o apóstolo Paulo de Tarso e o Cristo crucificado. Conhecido como Santo reformador da igreja estimulou a Leitura Orante da Bíblia (Lectio Divina) e das Quarenta horas (Adoração do Santíssimo Sacramento por 40 Horas ininterruptas) e a prática da eucaristia.
Morreu em Cremona, cidade onde nasceu, nos braços da mãe e na presença de seus queridos discípulos, no dia 5 de julho de 1539.
PASTORAL IPEM
A Escola Barnabita tem uma pedagogia baseada em valores humanos, éticos e solidários, isto é, focada em ir além de uma formação tradicional, unidimensional e carente de conceitos. A Pastoral IPEM busca, portanto, a integração aos projetos pedagógicos, contribuindo com a acolhida, o diálogo e a valorização da identidade de cada aluno, ajudando-o a conviver com respeito e paz, estimulando relações solidárias, amizade, espiritualidade e engajamento em projetos de vida.
O objetivo da Pastoral é estimular os educandos a serem responsáveis por suas escolhas e a assumirem um papel protagonista, humano e ético no mundo atual.
A meta é a construção de uma “Escola em Pastoral”, pautada no seguimento de Jesus Cristo e na “Mística do Cuidado”, a exemplo de Santo Antônio Maria Zaccaria.