top of page

O QUE É O NOVO ENSINO MÉDIO?

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei que define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição) e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais (até 2022) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para escolas públicas e privadas. Principais mudanças:

 

  • O aumento da carga horária dos estudantes;

  • A adoção de uma base comum curricular;

  • A escolha dos itinerários formativos por parte do aluno.

QUAIS SÃO OS ESTÁGIOS DE IMPLEMENTAÇÃO?

 

– 2022: a implementação dos referenciais curriculares no 1º ano do ensino médio;

– 2023: a implementação dos referenciais curriculares nos 1º e 2º anos;

– 2024: a implementação dos referenciais curriculares em todos os anos do ensino médio;

– E nos anos de 2022 a 2024 ocorrerá o monitoramento da implementação dos referenciais curriculares e da formação continuada aos profissionais da educação.

 

Fonte: Portal do MEC

UM NOVO ENSINO MÉDIO COM FOCO EM GESTÃO DE CARREIRAS

O novo Ensino Médio visa proporcionar aos jovens uma formação integral com foco na orientação de carreira profissional.

 

O Instituto Padre Machado já desenvolve o Projeto Scientie com ações que visam a gestão de carreira e elas receberão continuidade dentro das propostas para o Projeto de Vida, conteúdo obrigatório para os três anos desse segmento.

 

O Projeto de vida será dividido em três partes:

 

1º ano – Autoconhecimento

2ª ano – Vida em Sociedade

 

3º ano – Mundo do Trabalho

 

 

Itinerários Formativos

 

Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conteúdos de uma das áreas do conhecimento, são elas: Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO IPEM

GESTÃO DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Produção de texto, expressões comunicativas.

 

Entendemos que a comunicação é essencial para o sucesso no mundo do trabalho, as linguagens podem contribuir muito para formação dos educandos.

GESTÃO FINANCEIRA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO

Esse itinerário tem como objetivo contribuir para que o educando possa ter conhecimento e ferramentas de gestão financeira através da matemática, podendo assim planejar economicamente sua carreira acadêmica.

 

  • Proposta de parceria com as universidades e o banco Mercantil do Brasil para “POUPANÇA UNIVERSITÁRIA” onde os educandos e suas famílias possam planejar e garantir a faculdade durante o Ensino Médio.

GESTÃO SUSTENTÁVEL E ÉTICA

Sustentabilidade é um conceito em alta em negócios dos mais diversos portes ao redor do mundo. Por esse motivo, a Gestão Sustentável significa uma grande vantagem competitiva, pois ali são criadas oportunidades de negócios e crescimento, ao passo que o meio ambiente, a sociedade e a própria economia saem ganhando. Gestão sustentável é um conceito amplificado de Sustentabilidade e se aplica as diversas áreas da vida.

 

A ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano.

Juntar o conceito de gestão, sustentabilidade e ética, reforça o compromisso com as propostas formativa do Novo Ensino Médio.

GESTÃO EMPREENDEDORA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Gestão empreendedora é a aplicação da mentalidade empreendedora nos processos do dia a dia nos diversos tipos de negócios formais e informais.

 

Essa abordagem também pode ser chamada de intra-empreendedorismo, ou seja, o empreendedorismo aplicado dentro de uma organização ou segmento visando buscar sempre a inovação.

 

Essa ciência aplicada a orientação profissional visa dar ferramentas aos estudantes, para que eles possam fazer melhor escolha da área de atuação e formação no mundo do trabalho. Ela se liga ao projeto de vida pois, aborda o auto conhecimento, a vida em sociedade e o mundo do trabalho.

bottom of page